No ano de 2019, as regras de jogo de golfe sofreram uma revisão histórica. Nos anos seguintes, estas regras foram testadas, até que em 2023 alguns ajustes necessários fossem oficializados. Descrevemos nesta pagina os ajustes mais significativos, de forma simples e ilustrada.
Handicap (Regra 3)
Anteriormente, o jogador era responsável por aplicar o handicap correto. Um handicap errado no cartão de score poderia resultar em desqualificação.
Agora, a comissão, e não o jogador, é responsável por calcular e aplicar o handicap correto.
É bom saber: É ainda aconselhável que os jogadores verifiquem o handicap apresentado no seu cartão de resultados.
Tacos danificados (Regra 4)
Anteriormente, somente em circunstâncias especiais era permitido substituir ou consertar um taco danificado durante a rodada.
Agora, os jogadores podem substituir ou reparar tacos danificados durante uma rodada de jogo, desde que não tenham danificado o taco intencionalmente ou por meio de abuso.
É bom saber: os jogadores devem se certificar de que não atrasem o jogo injustificadamente ao substituir ou consertar um taco danificado.
Substituindo a bola (Regra 6)
Em princípio, a bola não pode ser substituída enquanto um buraco está sendo jogado (a menos que uma regra o permita, por exemplo, se a bola estiver danificada ou o jogador estiver obtendo alívio). A penalidade por substituição proibida de outra bola costumava ser de 2 tacadas de penalidade.
Agora, a penalidade por substituição proibida da bola foi reduzida para 1 tacada de penalidade.
É bom saber: Se uma bola for dropada, ela sempre pode ser limpa, ou uma nova bola pode até ser usada.
Dropando novamente a bola na linha (Regras 14, 16, 17 e 19)
Com o procedimento de alívio onde o jogador volta na extensão da linha do buraco até a bola ou do buraco até o ponto de entrada (no caso de área de pênalti), o jogador anteriormente tinha que fazer um drop dentro de 1 taco de comprimento, não mais perto do buraco.
Agora, a bola deve ser lançada na própria linha e pode rolar até 1 taco em qualquer direção, inclusive mais perto do buraco.
É bom saber: Isso se aplica às regras de “bola sem condições de jogo”, “condição anormal do percurso em um bunker” e “área de penalidade”.
Bola em repouso movida pelo vento ou gravidade (Regra 9)
Se a bola for movida por uma rajada de vento ou se mover sozinha, ela deve, em princípio, ser jogada de sua nova posição. Uma exceção a isso é no green se a bola foi previamente marcada, apanhada e recolocada.
Agora, outra exceção foi adicionada caso a bola tenha sido previamente apanhada para um procedimento de regras. A regra agora estabelece que se uma bola parar após ser dropada ou colocada e rolar para outra área do campo (por exemplo, bunker ou área de penalidade) ou fora de campo, ela deve ser devolvida sem penalidade.
É bom saber: esta regra tem mais significado para jogadores no circuito profissional, onde a grama é cortada muito curta e, portanto, a bola pode rolar depois de parar.
Bola no green desviada por um inseto (Regra 11)
Anteriormente, aplicava-se o seguinte – se, após uma tacada no green, a bola atingir um animal, a tacada deve ser repetida sem penalidade.
Agora, isso não se aplica mais se a bola atingir uma minhoca ou um inseto. Neste caso, a tacada conta e a bola é jogada como está.
É bom saber: minhocas e insetos são classificados como impedimentos soltos e podem ser removidos da linha de jogo antes da tacada.
Stableford (Regra 21)
Em Stableford, algumas penalidades resultaram na dedução de pontos da pontuação geral.
Agora, os pontos são deduzidos apenas no buraco onde ocorreu a infração às regras.
É bom saber: Se, por exemplo, zero pontos foram marcados no buraco em questão, a penalidade não afeta o resultado.